Nome Botânico: Santalum spicatum
Parte da Planta: Madeira (extremamente rara)
Método de Extracção: Destilação a Vapor
Origem: Austrália
Nota: Baixa
Cor: Castanho dourado
Consistência: Média a viscosa
Intensidade do Aroma: Médio
Aroma: Doce, rico, arborizado. Perfume exótico, profundo e balsâmico.
Descrição: Extraído das árvores de plantações na Austrália, o Sândalo Australiano é uma árvore viável e ambientalmente amigável que tem propriedades anti-microbianas e anti-inflamatórias mais fortes. Esta árvore é um parasita, roubando as suas raízes o alimento em redor das árvores próximas para obter sustento durante os primeiros sete anos. Para produzir óleo essencial, esta árvore deve ter mais de 30 anos, de preferência entre 40 a 50 anos, quando atinge o seu pico de produção de óleo essencial.
História: Cerca de trinta espécies de sândalo nascem em toda a Ásia, Austrália e região do Pacífico. Seis dessas espécies são originárias da Austrália. Uma espécie, Santalum spicatum, está atualmente sendo colhida na região Goldfields na Austrália Ocidental. O alto valor da madeira e do óleo essencial levou a um declínio constante das árvores de sândalo nativas e ao aumento dos esforços para estabelecer novas plantações. O nosso Óleo Essencial de Sândalo Australiano é fornecido por meios éticos, incluindo em leilões patrocinados pelo Estado.
Mistura bem com: Incenso, Jasmim, todos os óleos Citrinos, Pinheiro, Zimbro, Cipreste, Ylang Ylang, Pau Rosa, Patchouli, Vetiver.
Propriedades Terapêuticas: Masculino embora muito apreciado pelo género feminino, anti-depressivo, afrodisíaco, anti-inflamatório, anti-espasmódico, carminativo, cicatrizante, expectorante, repelente de insectos, anti-fúngico, sedativo, tónico. Bom para Depressão, Stress, Insónias, acalma e relaxa, bom para transtornos de pele e infecções das vias respiratórias.
Precauções: Usar com precaução durante a gravidez.