Nome Botânico: Amyris balsamifera
Parte da Planta: Casca e Ramos (madeira)
Método de Extracção: Destilação a Vapor
Origem: Oeste da Índia
Nota: Baixa
Cor: Transparente
Consistência: Média Viscosa.
Aroma: Médio (profundo mas mais floral do que o Sândalo Australiano).
História: O Óleo Essencial Amyrys é conhecido como o Sândalo Indiano pelo seu odor e Propriedades medicinais idênticas às do Sândalo Australiano, é por isso uma alternativa mais económica ao mesmo.
Devido ao seu alto teor em Óleo Essencial, a sua madeira queima-se a si própria como uma Vela, e é por isso chamado de Madeira Vela pela população local.
A origem botânica da árvore que produz este óleo essencial, era na verdade desconhecida até 1886, quando as principais diferenças entre esta planta e verdadeiro sândalo foram identificadas pelo exame microscópico das suas folhas. A árvore Amyris balsamifera, cresce selvagem no Haiti. Pelas suas Propriedades Medicinais e Aromáticas, estes Óleos Essenciais foram considerados mais valiosos do que o OURO para os seres humanos antigos.
Propriedades Terapêuticas: Usado pelos antigos para limpar feridas, tratamentos de influenza (gripe) e diarreia. É muito eficaz no tratamento de cistites e infecções vaginais. Ajuda a aliviar a tensão, ansiedade e insónia. Age como um Afrodisíaco aliviando a impotência e frigidez. É usado para tratar tosse, bronquite e resfriados. Suas propriedades calmantes também são fantásticas para ajudar na meditação. Também é um bom relaxante muscular.