Nome Comum: Óleo de Amêndoas Doces
Nome Botânico: Prunus amygdalis var. dulce
Parte da Planta: Fruto
Método de Extracção: Pressão a Frio
País de Origem: Portugal
Cor: Amarelo Dourado
Consistência: Média
Absorção: Média. Um dos melhores óleos para massagem, pois sendo muito nutritivo a pele absorve-o com alguma rapidez mas com tempo suficiente para que a massagem possa ser efectuada.
Aroma: Quase sem aroma.
Diluição: Sendo um Óleo Vegetal do Grupo I, pode ser usado como um Óleo Base (100%). A esta Fórmula ainda se podem acrescentar Óleos do Grupo II (5 a 10%) e Óleos Essenciais (Máx. 2%).
Descrição: É um excelente emoliente e é conhecido pela sua capacidade de tornar a pele mais macia e aveludada. É rico em proteínas e vitaminas A, B1, B2, B6, e E. Rico em Ácido Linoleíco e Palmítico, Tocoferóis e Esqualeno (anti-radicais livres).
Vida Útil: Conservar em Lugar fresco e à sombra. Embalagem Fechada - Ver Validade no Rótulo. Embalagem Aberta - Aconselha-se a guardar no frigorífico após abertura. Este Óleo não rancifica com facilidade. Bem acondicionado, espera-se que tenha entre 6 meses a 1 ano de tempo de vida útil.
Propriedades Terapêuticas: É bom para pele seca e basicamente todos os tipos de pele. É lubrificante, hidratante, suavizante, nutritivo, tonifica e amacia a pele, alivia pruridos, é emoliente, ajuda na regulação da permeabilidade cutânea, tem propriedades regeneradoras, previne rugas e restaura a elasticidade da pele.
Precauções: Não se conhecem. Caso seja alérgico aos frutos secos, não deve usar , caso tenha dúvidas faça o teste (fazer o teste da seguinte forma: esfregar um pouco de óleo directamente na parte interior do braço, numa peque zona e esperar algumas horas, se não obtiver nenhuma reacção alérgica, então pode utilizar livremente).