Cor: Verde Claro.
Dureza de Mohs: 7.
Classe Mineral: Óxido, grupo dos quartzo.
Composição Química: SiO2 + KAl2 [(OH, F) 2 / ALSi3O10] + (Cr)
Proveniência: Brasil, China, Itália, Índia, Rússia, Tibete, Nepal
Chakra: 4º
Signo: Balança, Escorpião e Sagitário.
Mineralogia: A aventurine é um quartzo compacto cuja aparência verde é causada por inclusões de plaquetas Fuchsite verde (mica cromo) é formado em magmatitas (Magma = massa de rocha fundida) sedimentos e slates cristalinas (Rocha de origem metamórfica de grão muito fino e cor escura de estrutura laminada).
Mitologia e Curiosidades: A Aventurina é conhecida por este nome desde o século XVII pela expressão italiana "uma ventura" (aleatório), que se relaciona com a descoberta por acaso da síntese do cristal de aventurina ou goldstone, uma pedra artificial muito semelhante à Aventurina nessa época. Acredita-se também na distribuição de forma "aleatória" das pequenas micas que possuem. Outros nomes para o aventurina são prase, que vem dos gregos prasos (alho-poró), relativos à sua cor verde, ou simplesmente, quartzo verde.
Propriedades: Diz-se que aventurina ajuda a esclarecer o que faz você feliz ou infeliz, fortalecendo a auto-determinação, absorve neblina eletromagnética e protege contra a poluição ambiental, a aventurina promove o relaxamento, regeneração e descanso, bem como promove a criatividade.