Nome Botânico: Cananga odorata
Parte da Planta: Flores frescas recém colhidas
Método de extracção: Destilação a vapor
Pais de origem: Indonésia
Nota: Baixa/Média
Cor: Amarelo dourado a alaranjado
Aroma: A Cananga tem um aroma doce, exótico, profundamente floral e inebriante. Este é na realidade um dos aromas mais procurados pela sua complexidade e efeito nos humanos.
Descrição: O óleo de Ylang-Ylang é extraído da planta Cananga odorata - também conhecida como a "flor das flores". O Ylang-Ylang provém de uma árvore tropical com cerca de 20 metros de altura, com flores grandes, tenras, com um cheiro raro e contagiante. As flores podem ser cor de rosa, cor de malva ou amarelas. O óleo de Cananga extraído das flores de plantas que crescem em Java é dito que contém menos ésteres e mais sesquiterpenos do que o óleo extraído de flores que crescem em Madagascar e nas Ilhas Comores.
Historial: Na Indonésia as flores perfumadas de Ylang-Ylang são usadas para adornos pessoais. Usadas pelas suas propriedades sensuais e afrodisíacasas, as pétalas desta planta são colocadas sobre a cama dos casais casados de fresco. O Ylang-Ylang era um ingrediente muito usado na Europa em produtos para o cabelo e era conhecido com o nome de óleo Macassar. A palavra" anti-macassar" vem daqui, visto que se usava um anti-macassar para evitar as manchas de óleo nos maples.
Combina bem com: Pau Rosa, Jasmim, Vetiver, Opoponax, Mimosa, Cassia, Rosa, Sândalo, Flor de Laranjeira (Neroli) e todos os óleos citrinos.
Propriedades Terapêuticas: Anti-depressivo, Calmante, Reconfortante, Hipotensor, Nervino, Sedativo, Afrodisíaco, Anti-séptico. Este óleo ajuda nos problemas relacionados com Tensão Alta (Baixa a Tensão Arterial), falta de ar, palpitações, desiquilíbrio nervoso, bem como impotência e frigidez. A nível espiritual, a maioria das pessoas que usam Ylang-Ylang, são aquelas que se sentem atraídas energeticamente por ele.
Precauções: Usado em grandes quantidades pode causar dores de cabeça.